Notice: wpdb::prepare foi chamada incorretamente. The query does not contain the correct number of placeholders (2) for the number of arguments passed (3). Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.8.3.) in /var/www/agdigitalday.com/wp-includes/functions.php on line 4140
Desafios - Digital Day
pt-bren
Perfil das Startups
Perfil das Startups

Para a primeira edição do programa, a Andrade Gutierrez está em busca de startups com soluções de tecnologia e/ou digitais a serem aplicadas em uma obra de Linha de Transmissão que terá grande impacto para o país.

Soluções

Soluções

As soluções devem ser apresentadas em um estágio mínimo de MVP e representar ganhos de eficiência para a redução de custos do projeto.

Todas as propostas apresentadas serão avaliadas. Aquelas selecionadas como as melhores vão passar por um refinamento de duas semanas com o Comitê Técnico do projeto. No dia do evento Digital Day, as soluções serão apresentadas de maneira detalhada.

Temas

Temas

Os participantes poderão focar as soluções em três grandes desafios: Materiais - Engenharia e Metodologia Executiva - Equipamentos.

Materiais

Adoção de novos materiais e de novas formas de produção e gerenciamento que possam trazer melhoria de performance, tanto na gestão quanto na aplicação em obras. Desafios principais:

Saiba mais

Materiais críticos Cabos e estrutura metálica, materiais para fundações em concreto, insumos para mão de obra (alimentação, EPIs, ferramenta, entre outros).

Exemplos de desafios Como otimizar a entrega e aplicação dos pacotes de torre montados em fábrica nas frentes de serviço? Como otimizar a entrega e aplicação dos insumos para concreto armado nas fundações, evitando falhas e desperdícios? Como otimizar a logística, minimizando os desperdícios em todas as fases da obra? Como utilizar as tecnologias emergentes de modo a tornar as soluções de alojamento e canteiros de obra mais eficientes? Como racionalizar o fornecimento de alimentação?

Exemplos de tecnologias Concretos tecnológicos, impressão 3D para confecção de pequenas peças in loco, RFID para gestão de materiais, IoT para automatização da logística interna.

O que não queremos Soluções que alterem as especificações de cabos e estruturas. Soluções que não impactem na redução do custo total de construção.

Engenharia e Metodologia Executiva

Incorporar novas formas de organização do trabalho e metodologias de execução de obras por meio de ferramentas de colaboração e de digitalização de processos.

Saiba mais

Metodologias críticas Linhas de transmissão: fundação, montagem e lançamento; Obras civis, montagem elétrica e eletromecânica e comissionamento de subestações.

Exemplos de desafios Como otimizar as atividades em altura, por exemplo a grampeação de cabos? Como racionalizar a montagem de torres com guindastes e o lançamento de cabos com conjunto puller/freio? Como otimizar o processo de caracterização do solo? Como racionalizar os processos de emenda de cabo OPGW? Como racionalizar os processos de inspeção e o gerenciamento do comissionamento? Como otimizar os treinamentos das equipes, especialmente para realização de atividades de alto risco e operação de guindastes? Como alcançar maior assertividade na previsão meteorológica e minimizar os impactos de tempestades? Como otimizar o processo de mapeamento de vegetação para classificação de espécies?

Exemplos de tecnologias Aplicativos de gestão de documentação e apontamentos, digitalização do processo de inspeção com aplicativos, lançamento de cabos com drones, utilização de realidade virtual para treinamentos, aplicação de realidade aumentada para montagem de torres, utilização de sensores para previsão meteorológica.

O que não queremos Aplicativos com processos genéricos (não passíveis de customização) para gestão de obras. Soluções que não impactem na redução do custo total de construção.

Equipamentos

Permitir a implementação de novos equipamentos e tecnologias que promovam aumentos significativos de produtividade na montagem de torres e lançamento de cabos.

Saiba mais

Equipamentos críticos Conjunto puller/freio, guindastes, autobetoneira, equipamentos de transporte.

Exemplos de desafios Como estruturar um sistema que permita a coleta e análise de dados em locais remotos, sem abrangência de redes de telefonia e internet? Como utilizar a informação gerada de geolocalização de equipamentos para aumentar a produtividade? Como automatizar um plano de rigging customizado? Como otimizar o uso do guindaste para içamento de torres? Quais as novas soluções que otimizem esta atividade? Como otimizar o deslocamento de mão de obra e equipamento?

Exemplos de tecnologias Manutenção preditiva com utilização de sensores (IoT), controle automatizado de regulações de equipamentos, utilização de analytics para otimização de deslocamentos, adoção de veículos autônomos para transportes.

O que não queremos Soluções que não impactem na redução do custo total de construção.

Etapas

Inscrições de Soluções de Engenharia que visam a atender aos desafios propostos.

01/08 a 22/08

Análise e Seleção das Soluções.

23/08 a 29/08

Apresentação das startups selecionadas no Digital Day, em São Paulo.

12/09

Análise e desenvolvimento das soluções selecionadas.

6 meses a 1 ano