Um futuro inovador começa com a aplicação mais eficiente de materiais.

Digital Day

Por meio do Programa de Inovação Digital Day, a Andrade Gutierrez vai estabelecer parcerias com empresas que tenham soluções tecnológicas inovadoras para o setor de Engenharia e Construção, com foco em projetos de construção de linhas de transmissão.

Temas

As startups participantes terão que apresentar propostas relacionadas a, pelo menos, um destes três temas:

– Materiais; Engenharia e Metodologia Executiva e Equipamentos. Hoje, vamos aprofundar o tema Materiais.

Soluções para materiais

Para o primeiro tema – Materiais -, as empresas devem mostrar soluções impactantes para a melhoria de performance, tanto na gestão quanto na aplicação de obras, que reduzam o custo total de construção a partir do uso de materiais diferenciados e de novas práticas de manejo e de gerenciamento.

Cabos e estrutura metálica, materiais para fundações em concreto, além dos insumos para mão de obra (alimentação, EPIs e ferramentas, entre outros) são os materiais de maior relevância em projetos de linhas de transmissão.

Como exemplos de tecnologias, podemos citar: concretos tecnológicos, impressão 3D para confecção de pequenas peças in loco, RFID para gestão de materiais e IoT para automatização da logística interna.

É importante destacar que essas soluções não poderão alterar as especificações de cabos e estruturas.

“Estamos focados na aplicação cada vez mais racionalizada de recursos, tanto dos materiais fundamentais para execução do projeto quanto dos insumos para suprimentos das necessidades dos colaboradores, como água e alimentação nas frentes avançadas de trabalho. As torres metálicas são estruturas importantes, que suportam os cabos através da extensão das linhas de transmissão, e seu manejo ao longo do projeto demanda uma logística de alta eficiência. A otimização nos lotes e processos de entrega dos cabos até as frentes de aplicação é crucial para o projeto. O processo de confecção e aplicação do concreto nas fundações é sempre um fator crítico e acreditamos que a industrialização desse processo é o melhor caminho.”

(André Alcântara – Gerente da operação)

Desafios para o tema materiais 

– Como otimizar a entrega e aplicação dos pacotes de torres montados em fábrica nas frentes de serviço?
– Como otimizar a entrega e aplicação dos insumos para concreto armado nas fundações, evitando falhas e desperdícios?
– Como otimizar a logística, minimizando os desperdícios em todas as fases da obra?
– Como utilizar as tecnologias emergentes de modo a tornar as soluções de alojamento e canteiros de obra mais eficientes?
– Como racionalizar o fornecimento de alimentação?

Participe

Se você tem soluções inovadoras para estes desafios, inscreva-se. Chegou a hora de darmos um importante passo rumo a um futuro mais criativo, brilhante e transformador.

Confira no site mais informações sobre os temas do Digital Day ou aguarde as próximas postagens.

www.agdigitalday.com